Polícia Federal prende duas pessoas em operação contra o garimpo ilegal no Pará
Agentes do Ibama também participaram da ação de desmobilização dos pontos de extração ilegal de minérios
Duas pessoas foram presas em flagrante em uma operação de combate ao garimpo ilegal em Canaã dos Carajás, no Pará.
A ação foi comandada pela Polícia Federal e contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo a PF, dois garimpos foram desmobilizados.
O primeiro foi o de Vila Nova Jerusalém, que fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, área de proteção federal, e segundo foi o de Serra Dourada do Cobre, localizado em um terreno particular sem a licença para a extração de minérios.
Cerca de 50 agentes de segurança se dividiram entre as duas áreas da zona rural da cidade, distantes cerca de 15 quilômetros entre si. Dois veículos foram apreendidos e 14 maquinários pesados, inutilizados.
Segundo a PF, os garimpos ilegais desmobilizados são do tipo galerias – escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando dano ambiental e risco à saúde das próprias pessoas que exploram ilegalmente a atividade.
A Polícia Federal sobrevoou os locais e constatou a existência de intensa atividade de extração ilegal de minério. Os pontos já foram alvo de operações em agosto e dezembro de 2022.