Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia Federal investiga desembargadores do TJ do Pará e servidores do governo

    Investigação começou com a análise do material obtido em operação que que investigou fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo local

    Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
    Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. TJ / Reprodução

    Vianey Bentesda CNN

    em Brasília

    A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (4), uma operação na capital paraense de Belém para cumprir 30 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Os alvos são desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e servidores de vários órgãos do governo do estado.

    Essa investigação começou com a análise do material obtido em 2020 com a operação Para Bellum, que investigou fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo local.

    Segundo um dos telefones apreendidos com o ex-chefe da Casa Civil e analisados mostravam que desembargadores do TJPA, usando dos cargos, indicavam apadrinhados para cargos comissionados para órgãos do Executivo.

    Ainda de acordo com essas mensagens, o ex-chefe da Casa Civil e outros integrantes do governo para satisfazer interesses pessoais também nomeavam, indicavam ou mantinham os apadrinhados que eram mandados pelos desembargadores.

    Esta operação chamada de “Quem Indica” – Q.I., tem a participação da Procuradoria da República e conta com 112 policiais federais.

    Em nota, o governo do Pará afirmou que colabora com as investigações.

    “O Governo do Pará, como sempre, colabora com os órgãos de investigação e confia na justiça. Esclarece ainda que TODOS os funcionários que são alvo da operação foram contratados entre 1993 e 2015.”