Polícia faz operação contra tráfico e lavagem de dinheiro em hotéis na Cracolândia
Terceira fase da chamada Operação Downtown tem o objetivo de acabar com o movimento do crime organizado na cidade capital paulista
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), uma ação contra uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em hotéis no centro de São Paulo, situados na região da chamada Cracolândia. Ao menos 12 pessoas foram presas.
A terceira fase da chamada Operação Downtown, que acontece nas proximidades da Rua do Triunfo, no bairro Campos Elíseos, tem o objetivo de acabar com as atividades econômicas do crime organizado na capital paulista.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, a ação visa comprovar que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está usando o tráfico de drogas na região central da capital para lavagem de dinheiro. Nesta etapa da operação, foram bloqueadas 26 contas de pessoas jurídicas após autorização judicial.
Nesta manhã, a polícia cumpriu 140 mandados de busca e apreensão em cerca de 30 hotéis que eram usados como “central” de distribuição de drogas. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os estabelecimentos ainda devem ser interditados.
De acordo com o delegado Carlos César Castiglioni, as investigações sobre o caso começaram há mais de um ano e as equipes policiais descobriram que, além do grupo criminoso usar os estabelecimentos de hospedagem para a distribuição de drogas, ele também lavava dinheiro com os imóveis.
Na região central, 10 pessoas foram presas em flagrante pelas equipes policiais. Ao observarem anotações dos criminosos, os agentes descobriram um laboratório para processamento de drogas em São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, onde foram presas mais duas pessoas.
Na ação, até o momento, foram apreendidos 30 aparelhos celulares e uma pequena quantidade de drogas, ainda não contabilizada.
Ao todo, cerca de 400 policiais atuam na ação. Conforme a SSP-SP, o Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc) continua na liderança da operação na região e conta com o auxílio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), de agentes do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro).
Até a última atualização desta matéria, a Operação Downtown seguia em andamento.
*Sob supervisão de Bruno Laforé