Polícia faz operação contra falsos advogados que aplicavam golpes em 3 estados
Ao todo, os agentes de segurança cumpriram 83 mandatos, sendo 20 de prisão e 63 de busca e apreensão


As polícias civis do Paraná e do Ceará deflagraram, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação conjunta contra uma quadrilha suspeita de aplicar golpes passando-se por escritórios de advocacia.
Ao todo, os agentes de segurança cumpriram 83 mandatos, sendo 20 de prisão e 63 de busca e apreensão.
Os suspeitos entravam em contato com pessoas que tinham valores a receber do judiciário e, por meio de documentos falsos, realizavam cobranças indevidas para liberarem o pagamento.
As principais vítimas eram dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Apenas na cidade de Curitiba foram registrados 50 boletins de ocorrência.
A quadrilha criava registros falsos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para passar mais credibilidade, entrava em contato via aplicativo de mensagens e prometia que, se pagassem os documentos, as vítimas receberiam o valor total dos processos jurídicos.
Segundo a Polícia Civil, os endereços de cadastro dos falsos escritórios eram estabelecimentos como pastelaria e lojas.
“A associação criminosa era extremamente organizada, afrontavam funções essenciais à justiça, se fazendo passar por escritórios de advocacia, e o poder judiciário, falsificando documentos judiciais como acórdãos e sentenças”, afirmou com o delegado Emmanoel David
A Ordem de Advogados do Brasil (OAB) também prestou suporte à operação. Marilena Winter, presidente da OAB Paraná reforçou a importância de denunciar esse tipo de situação para que as autoridades policiais possam atuar e erradicar o problema.
*Sob supervisão de Bruno Laforé