Polícia do Rio prende miliciano que era coordenador de cobranças de Zinho
Jonathas Rodrigues Medeiros, o Pardal, foi preso na tarde desta quinta (20) por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco)
A Polícia Civil do Rio capturou na tarde desta quinta-feira (20) o miliciano apontado como o responsável por coordenar toda a estrutura de ameaças e extorsões da milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, contra empresários e comerciantes, na Zona Oeste da cidade.
O Bonde do Zinho é considerado a maior milícia do estado do Rio.
Zinho foi o miliciano mais procurado do Rio, e se entregou em dezembro do ano passado. Recentemente, ele foi transferido para o sistema penitenciário federal, onde cumpre pena na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).
Jonathas Rodrigues Medeiros, vulgo Pardal, estava foragido desde o início da “Operação Dinastia”, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco) e da Polícia Federal.
Conforme as investigações, Zinho criou uma espécie de departamento na quadrilha para ameaçar comerciantes e empresários e receber propina. O responsável pelo setor era Jonathas, conhecido também como o “CEO das Cobranças”.
Com ele, os agentes também apreenderam uma pistola e diversos celulares. Além do mandado cumprido, ele também foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma.