Polícia desarticula quadrilha que aplicava golpes em locadoras de carros no DF
Criminosos registravam boletins de ocorrência falsos e revendiam veículos
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação nesta sexta-feira (27) para desarticular uma quadrilha especializada em golpes contra locadoras de veículos.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em cidades do Distrito Federal. Os policiais também efetuaram medidas de sequestro de valores, com o objetivo de restituir as vítimas.
De acordo com a PCDF, as investigações começaram em abril, quando foram registrados dois boletins de ocorrência relatando roubos de veículos de luxo pertencentes a locadoras da cidade de Taguatinga, a aproximadamente 22 km do centro de Brasília.
A partir dessas ocorrências, os agentes identificaram inconsistências nos registros e começaram a apurar os fatos, constatando que os crimes de roubo relatados não haviam, de fato, ocorrido.
Durante as investigações, foi identificado que um dos criminosos aliciava motoristas de transporte executivo para que eles alugassem veículos e, posteriormente, os revendessem, registrando ocorrências falsas de roubo para enganar as locadoras.
Segundo a polícia, os valores pagos pelo intermediador aos locatários dos veículos eram cerca de 5% do valor de mercado. Após a negociação, os carros eram encaminhados para uma loja de peças automotivas, onde as peças eram separadas do chassi e, em seguida, colocadas à venda.
A operação foi denominada “Rent”, que significa aluguel. Com a conclusão das investigações, os integrantes da organização criminosa foram indiciados pelos crimes de estelionato, receptação qualificada e organização criminosa, de acordo com a participação de cada um nos fatos apurados.