Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Ministério Público denuncia Thiago Schutz por ameaça e violação psicológica contra duas mulheres

    MP espera ouvir o influenciador, as mulheres que o acusam e testemunhas, além de solicitar valor fixo de indenização por danos morais e materiais

    Isabelle SalemeBeatriz GabrieleGabriele Kogada CNN , Em São Paulo

    O Ministério Público de São Paulo indiciou o influneciador Thiago da Cruz Schoba, conhecido como Thiago Schutz, por ameaça e violência psicológica contra atriz e humorista Livia La Gatto e a cantora Bruna Volpi.

    O MP pretende ouvir o coach, as duas mulheres que o acusam e testemunhas. Além disso, os procuradores defendem que seja fixada uma indenização por danos morais e materiais as vítimas.

    Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, a Polícia Civil de São Paulo não tinha indiciado Schutz por ameaça.

     

    No relatório final sobre caso, assinado pela delegada Nádia Ferreira Aluz Santos e encaminhado à Justiça, a Polícia sugere, no entanto, que as medidas cautelares sejam mantidas.

    A distância mínima determinada é de 300 metros.  Além disso, ele também não pode falar com as duas nem pessoalmente, nem pelas redes sociais.

    Caso alguma das exigências seja descumprida, a prisão preventiva do influenciador pode ser decretada.

    No relatório final sobre caso, encaminhado à Justiça, a delegada Nádia Ferreira Aluz Santos sugeriu que as medidas cautelares sejam mantidas, uma vez que elas garantem a segurança das duas, e decidiu não indiciar o influenciador por ameaça, sob o argumento de que se trata de um crime de menor potencial ofensivo.

    O caso foi remetido ao Ministério Público, que vai avaliar se denuncia ou não o coach.

    A determinação do afastamento ocorreu depois que as duas fizeram representação criminal contra o influenciador e solicitaram medidas protetivas.“No caso em tela, o mais apropriado é o cabimento das medidas cautelares diversas da prisão”, esclareceu a delegada.

    Depoimentos

    No relatório, a delegada também relata as ameaças sofridas pela atriz e pela cantora.

    Lívia La Gatto contou à polícia que, em 25 de fevereiro de 2023, sofreu ameaças e perseguições por parte de Thiago da Cruz Schoba, por meio virtual, depois que publicou um vídeo no seu perfil do Instagram, “em que satirizou falas misóginas reproduzidas pela internet, em que ela se caracterizou como um homem, utilizando-se de falas desta natureza”.

    Na ocasião, Schutz respondeu: “você tem 24h para retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso, processo ou bala. Você escolhe.”

    O relatório também citou a denúncia de Bruna Volpi.

    “Na mesma data e horário semelhante, [Volpi] recebeu mensagem com o mesmo conteúdo que Lívia (…). Em 25/02/2023, por volta das 05h, Bruna foi surpreendida por uma mensagem de Thiago, enviadas por meio do perfil @manualredpill, em que escreveu “para de falar merda” (sic), e diversas ligações, a perturbando, em que Thiago exigia conversar com ela”, diz um trecho.

    No depoimento de Schutz, ele disse à polícia que não é líder de nenhum movimento machista ou contra mulheres e que disse que nunca declarou ou pregou ódio contra qualquer tipo de pessoas.

    Ele também negou fazer parte de grupos extremistas.

    Sobre as ameaças, Schutz disse que costuma usar gírias e que acabou usando a palavra “bala” com intuito de resolver logo a questão. Ele disse que não tem armas e negou que a ideia fosse ameaçar alguém.“Afirmou que seria incapaz de machucar ou tirar a vida de alguém”, relata a delegada, em mais um trecho.

    Procurada, a advogada de Lívia, Carolina Soares, disse que aguarda o envio do relatório para a manifestação do Ministério Público. A CNN aguarda retorno da defesa de Thiago Schutz.

    Entenda o caso

    Thiago Schutz viralizou nas últimas semanas por um comentário seu em um podcast. No vídeo, ele diz que recusou uma cerveja oferecida por uma mulher com quem saia porque já estava bebendo Campari (um destilado alcoólico amargo).

    “A mulher tem muito essa coisa de tentar moldar o cara, colocar o cara debaixo dela. Mas não é na maldade. É como se fosse um teste realmente, né?”, afirmou, na gravação.

    Schutz tem um perfil no Instagram com mais de 300 mil seguidores com o nome “Manual Red Pill”, em que divulga os cortes dos programas em que participa.

    Depois da publicação do vídeo, a humorista Livia La Gatto postou em sua conta do Instagram, que conta com mais de 200 mil seguidores, um vídeo em que imita, em tom satírico, homens com discursos de ódio contra as mulheres.

    Na gravação, ela personifica um homem careca, de barba e com um microfone, sem se referir diretamente ao influenciador.

    De forma semelhante, Bruna Volpi, com 120 mil seguidores, também fez um vídeo sobre Schutz. O contato do influenciador com as duas ocorreu após as publicações.

    Tópicos