No Lucro #1: Do nome sujo ao negócio de milhões, dono do Nanica conta como usar as redes sociais para bombar um negócio
No episódio de estreia do podcast No Lucro CNN, o empresário Leonardo Macedo conta como empreendedores podem usar as mídias para alavancar suas marcas
A CNN Brasil Soft apresenta mais uma novidade para quem gosta de ver, ouvir e aprender sobre investimentos e negócios. O podcast No Lucro CNN estreia nesta quinta-feira (7) com a proposta de falar sobre dinheiro de uma forma leve e descontraída.
Os programas serão comandados por Leandro Munhós, recebendo, a cada semana, um convidado para conversar sobre diversos temas que envolvem o mundo das finanças. O primeiro entrevistado é Leonardo Macedo, sócio fundador e CEO da rede de docerias Nanica, que faturou R$ 20 milhões em 2021. A banofferia é famosa pela estética conhecida como ‘instagramável’ e pelo apelo na internet. A conta da marca tem mais de 300 mil seguidores no Instagram.
No episódio de estreia, o empresário conta como o negócio foi potencializado pelas redes sociais e aborda como outros empreendedores podem usar as mídias para alavancar suas marcas.
Hoje em dia é tudo mais do mesmo. Faça algo diferente
Leonardo Macedo, sócio-fundador do Nanica
A dica do empresário para quem está começando é pensar fora da caixa e criar um negócio visualmente desejável: “Se você vai montar um negócio de estrogonofe, por exemplo, tem que fazer alguma coisa com fotos, sátiras, alguma brincadeira, batatas palhas caindo. Crie ambientes para fotografar e tenha um loja curiosa”.
Do nome sujo ao negócio de milhões
Leonardo revelou que, quando fundou a empresa, estava com o nome sujo. “Em março de 2018, cheguei aqui na terra da oportunidade [São Paulo] e liguei para o Tito, meu veterano de faculdade. Fundamos o Nanica em 5 m² nos fundos de uma viela na Rua Augusta, com R$ 15 mil”, contou ao podcast.
Quatro anos depois, a banofferia tem franquias em vários estados do Brasil. Parte do sucesso foi devido ao engajamento das redes sociais. Com tortas bonitas e ambientes ‘instagramáveis’, como define o próprio Leonardo, a marca caiu na graça de influenciadores digitais e se espalhou pelas telas de smartphones.”Com certeza, o engajamento nas redes sociais é o grande segredo do sucesso do empreendedorismo hoje”, afirma Leonardo.
Além do investimento nas plataformas digitais, o empresário abordou outros pontos que julga importante para o sucesso do negócio, como: um bom nome, personificação da marca e posicionamento.
Podcast No Lucro CNN
O podcast No Lucro está disponível em vídeo no Youtube de CNN Brasil Soft e nas principais plataformas de áudio, com episódios novos todas as quintas-feiras, a partir das 8h. O perfil “No Lucro CNN” já está no ar também no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Fugindo da linguagem técnica e dos jargões da área de economia, chamados popularmente de “economês”, o programa não ficará restrito aos especialistas, já que vai receber também celebridades, influencers e pessoas que estão por trás de negócios de sucesso nas mais diversas áreas.
A ideia é mostrar diversos pontos de vista sobre empreendedorismo, finanças pessoais, gestão, investimentos e economia.
Para conversar diretamente com o público, o programa terá quadros interativos como o Conselho No Lucro, em que as pessoas mandam um áudio pedindo dicas financeiras. A cada edição um caso desse tipo será debatido e respondido pelo convidado.
O videocast faz parte da plataforma “No Lucro by CNN Soft”, lançada em março, fruto de uma parceria estratégica da CNN Brasil com o Banco Santander. Um perfil nas redes sociais vem interagindo com os seguidores e tratando os assuntos relacionados com economia e finanças de forma criativa e bem humorada. A conversa se dá por meio de um personagem inspirado na efígie das cédulas do Real, que faz comentários e observações. O objetivo desses produtos é provocar reflexão e fornecer um repertório acessível e didático para o público jovem se informar e tomar as próprias decisões financeiras.