Podcast “Existo” traz histórias de pessoas invisibilizadas, conta criador
À CNN Rádio, o jornalista Fabio Turci disse que busca naturalizar ideia de que pautas de minorias devem ser tratadas por todas as pessoas
O podcast “Existo” tem como principal proposta “ouvir histórias de pessoas invisibilizadas”, que estão à margem da sociedade e sofrem todo tipo de discriminação.
É isto que explica o criador do projeto, o jornalista Fabio Turci.
À CNN Rádio, no CNN Plural, ele – que é um homem branco, hétero e cis – contou que, durante muito tempo, foi confundido como um homem gay.
“No imaginário coletivo não cabe a ideia de que uma pessoa que não é de grupo minorizado faça parte dessa luta”, disse.
Segundo o jornalista, ele não desmentia porque “passaria a ideia de que estaria me defendendo de algo negativo, o que não é o caso.”
Depois, porém, percebeu que “tinha que agir da forma oposta, para naturalizar a ideia de que, por exemplo, não só gays falam de LGBTfobia.”
Turci reforça que há números consistentes e abundantes sobre a discriminação contra negros, contra a comunidade LGBTQIA+, mas que eles “não levam à mudança de comportamento.”
“Quando mostramos as vidas, isso toca o coração das pessoas, é mais eficiente, fundamental é que consigamos tocar outras pessoas”, completou.
Dessa forma, o jornalista defende que é necessário “naturalizar a participação de todas as pessoas nessas pautas e trazê-las para a discussão”.
O podcast “Existo” está em todas as plataformas de áudio e no YouTube.
*Com produção de Isabel Campos