Onda de roubos mira celulares e expõe preocupação com segurança em áreas urbanas
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com a ação de quadrilhas especializadas que atuam em cidades pelo Brasil
A cidade de São Paulo teve um roubo de celular a cada cinco minutos nos dois primeiros meses de 2022, de acordo com dados reunidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Públicas, a partir de estatísticas oficiais. O número se aproxima do registrado em 2019, antes do período de restrições à circulação das pessoas nas ruas imposto pela pandemia de Covid-19.
Investigações apontam que os celulares entraram definitivamente na mira de quadrilhas especializadas, que têm interesse tanto nos aparelhos e em suas peças como nos dados que podem ser usados em fraudes e extorsões. Casos recentes, como a morte do jovem Renan Silva Loureiro, de 20 anos, vítima de um latrocínio em São Paulo, despertam preocupação com a necessidade de ações para combater esses crimes.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com a recente onda de roubos e furtos de telefones celulares em grandes centros urbanos no Brasil. Para descrever os desafios do atual cenário da segurança pública nas cidades pelo país, participam deste episódio o delegado Jorge Atum Sobrinho, do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) de São Paulo, e o pesquisador David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicada por Diego Toledo)