Flagrantes ilustram casos recorrentes de racismo no Brasil e luta por reparação
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações a uma série de denúncias que alertam para a recorrência de atos racistas no país
Gravações de áudio e vídeo reveladas nos últimos dias tornaram públicas manifestações de racismo em São Paulo e no Rio de Janeiro, incluindo a prisão de um torcedor em um jogo de futebol, a fala racista de um vereador na Câmara Municipal da capital paulista, uma denúncia de injúria racial no metrô da cidade e outra contra uma defensora pública aposentada no Rio.
Um levantamento recente apontou que os brasileiros reconhecem a existência do racismo no Brasil, mas boa parte ainda vê um exagero da chamada “patrulha do politicamente correto”. Embora as denúncias de crimes do tipo tenham se tornado mais frequentes, muitas vítimas deixam de prestar queixas e ainda são raros os exemplos de punição.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações aos flagrantes que alertaram para a recorrência de casos de racismo no Brasil. Para descrever os desafios do combate ao problema no país e os avanços e retrocessos da luta antirracista, participam deste episódio o advogado José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e o especialista CNN em direitos e inclusão Maurício Pestana.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicada por Diego Toledo)