Alta de juros e dados fracos reforçam cenário de crise na Europa e no mundo
Apresentado por Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo
O Banco Central Europeu (BCE) elevou a principal taxa de juros da zona do euro em 0,5 ponto percentual, iniciando com isso um ciclo de alta para conter níveis recordes de inflação. Com isso, a taxa de depósito passa a ser de 0%, ante -0,5% anteriormente, e encerra um ciclo de juros negativos.
Em contrapartida, dados sobre a economia europeia reforçam os temores de uma desaceleração mais forte que o esperado.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52 em junho para 49,4 em julho, atingindo o menor nível em 17 meses e ficando abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade.
Já o PMI composto da Alemanha caiu de 51,3 em junho para 48 no mês seguinte, atingindo o menor nível em 25 meses e também abaixo dos 50 pontos. O Reino Unido também registrou dados negativos, com seu PMI indo de 53,7 para 52,8 em julho – ainda acima da barreira de 50, mas o menor nível em 17 meses.
Apresentado por Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.
*Publicado por Fabricio Julião, do CNN Brasil Business