Novo reajuste no preço dos combustíveis aumenta tensão dentro da Petrobras
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam o podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com um balanço dos assuntos que influenciam os mercados, as finanças e a economia
A Petrobras anunciou um novo reajuste nos combustíveis na sexta-feira (17). A gasolina subiu 5,18%, enquanto o diesel teve alta de 14,26% nos preços. Isso significa uma variação de R$ 0,15 por litro e de R$ 0,63 por litro, respectivamente.
O novo aumento gerou reação do governo e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a telefonar ao presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, para dizer que o reajuste teria consequências.
Segundo cálculos da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), mesmo com o reajuste, a defasagem no caso do diesel ainda é, em média, de 9%. Já a gasolina segue defasada em 5% na média.
Especialistas dizem que a defasagem não pode ser tão alta para não haver falta de combustível no Brasil, principalmente do diesel, que é o combustível que o país tem dependência maior de importações.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yasbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.