Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PM intensifica policiamento na Cracolândia após saque à loja de eletrônicos

    Episódio aconteceu na noite de quarta-feira (1º); policiais chegaram a ser hostilizados por usuários que frequentam a região

    Renato Pereirada CNN , São Paulo

    A Polícia Militar intensificou o patrulhamento na região do entorno da Rua Santa Ifigênia, no Centro de São Paulo, depois que frequentadores do chamado “fluxo” da Cracolândia invadiram e saquearam uma loja de produtos eletrônicos na noite de quarta-feira (1º).

    Imagens registradas por moradores da região e pelos proprietários mostram um grupo quebrando a porta da loja com pedaços de madeira até conseguirem entrar no local, por volta das 21 de ontem.

    Após o ocorrido, vídeos gravados dentro do local mostram a destruição. Segundo Ângela Oliveira, dona do estabelecimento, o prejuízo estimado é de R$ 80 mil. Celulares, notebooks, máquinas para consertos e acessórios foram levados.

    “Perdemos tudo”, disse.

    “A SSP destaca que a recuperação da área central de São Paulo e o aumento da sensação de segurança de moradores e comerciantes é uma prioridade. Por isso, o policiamento na região da Santa Ifigênia segue reforçado desde quarta-feira à noite”, informou a Secretaria de Segurança Pública, por meio de nota.

    De acordo com a pasta, a Polícia Militar atendeu, ao menos, três chamados na Rua General Osório, onde equipes foram alvo de pedradas.

    “Quanto ao furto de um estabelecimento comercial na Rua Santa Ifigênia, a Polícia Civil já está realizando diligências no local para colher subsídios que auxiliem no registro e identificação dos envolvidos. Até o momento, não foi localizado o BO da ocorrência”, afirmou a pasta.

    “Além do reforço realizado desde ontem, a região conta com um aumento do efetivo na área, com mais 120 PMs atuando na Operação Impacto-Centro, que também cobre a Cracolândia, além de mais de 1,5 mil vagas pela Atividade Delegada”, completou a SSP.

    A CNN questionou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana sobre o número do efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que permaneceria no local durante o feriado, mas não obteve resposta.

    A pasta afirmou que “questões a respeito das políticas de segurança pública” seriam de responsabilidade da SSP.

    No final do mês passado, dados analisados pela CNN mostraram que acontece um caso de furto a cada 33 minutos na região da Cracolândia. Apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram 11.979 furtos.

    O número é 8% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 11.083 furtos. No entanto, o número de roubos apresentou queda de 3,4% na comparação entre os mesmos períodos (6.659, em 2022 e 6.431, em 2023).

    Relembre: São Paulo: Motorista atropela 16 pessoas na Cracolândia

    Tópicos