Plano Diretor de SP prevê transformação do Jockey Club em parque
Prefeitura ainda não sancionou projeto aprovado em junho; dívida de IPTU ultrapassa R$450 milhões
O Plano Diretor da Cidade de São Paulo, aprovado em junho pela Câmara de Vereadores, prevê a transformação do Jockey Club, na zona sul, em parque municipal.
De autoria do presidente da Câmara, vereador Milton Leite (União Brasil), e coautoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD), a proposta declara de utilidade pública para fins de desapropriação a área do Jockey Club, localizado na Avenida Liceu de Paula Machado, na zona oeste, para a criação de parque público.
Na justificativa, o objetivo apontado é de “valorizar os atributos históricos e paisagísticos do hipódromo, além de adequá-lo às dinâmicas contemporâneas da cidade, permitindo novas atividades, maior utilização por parte da população e uma maior integração com a cidade”.
O Jockey Club de São Paulo foi construído na década de 1940 em uma área de aproximadamente 600 mil metros quadrados.
Atualmente, a dívida de IPTU do espaço ultrapassa os 450 milhões de reais.
O local conta com quatro pistas de hipódromo, restaurantes, playground, área verde e abriga cerca de 800 animais da raça Puro Sangue Inglês.
Em nota, a Câmara Municipal diz que não houve manobra para aprovação da proposta, que foi incluída no texto em maio, mais de um mês antes da votação.
Já a Prefeitura de São Paulo informou que um Projeto de Intervenção Urbana começou a ser elaborado em 2019 para o local, que continua em estudo.
O objetivo, segundo a prefeitura, é adequar o espaço para que abrigue novas atividades além da corrida de cavalos. Destacou ainda que o local de criação de um parque só será definido após sanção do plano diretor, cujo texto está sob análise da prefeitura.
A CNN procurou o Jockey Club de São Paulo e aguarda um posicionamento.
O que diz a Prefeitura de São Paulo
“O Hipódromo de Cidade Jardim, mais conhecido como Jockey Club, é um equipamento privado de grande porte, possui uma dívida judicializada com o município e está inserido em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE).
Por este motivo, para definição das regras urbanísticas para seu desenvolvimento e transformações, deve receber um Projeto de Intervenção Urbana (PIU). O PIU começou a ser elaborado no final de 2019 e suas diretrizes levadas à consulta pública.
Em 2020 e 2021, o Município iniciou o desenvolvimento dos elementos necessários para elaboração do projeto com nova consulta pública. Atualmente, o PIU Jockey encontra-se em estudo.
O plano da gestão municipal para o local busca adequar o Jockey às dinâmicas da cidade, para que ele abrigue novas atividades além do turfe (corrida de cavalos) e seja mais utilizado pela população e melhor integrado à cidade.
Ainda que o PIU esteja em andamento, a definição do local para implantação de um parque apenas será determinada após a sanção do Plano Diretor pelo Prefeito, cuja redação aprovada no âmbito do Legislativo está em análise pela equipe técnica da Prefeitura.”