Pista da marginal Tietê é liberada para tráfego após acidente em obra do metrô
Pista central da marginal ficou interditada por mais de dois dias após acidente em obra na linha 6-laranja do metrô
Foi liberada na tarde desta quinta-feira (3) a pista central da marginal Tietê, em São Paulo, segundo informações da prefeitura. A via ficou interditada por mais de 48 horas após o acidente em uma obra na linha 6-Laranja do metrô, que abriu uma cratera na pista. Não houve o registro de feridos.
A liberação da via se deu após a finalização do serviço de concretagem da cratera que se abriu na Marginal Tietê, e a autorização para a abertura do trânsito no local foi realizada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a Sabesp e a Defesa Civil Estadual.
“A análise feita pelas equipes estaduais demonstrou que o trabalho de concretagem da abertura causada pelo incidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de Metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras foi bem-sucedido. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê, como estava previsto”, informou a prefeitura de São Paulo.
Ainda não há previsão para a liberação da pista local. Os agentes da CET continuarão na região operando o tráfego, após a liberação da pista, para preservar o local, proteger a população, e evitar que a curiosidade de motoristas cause mais lentidão no fluxo de veículos.
- 1 de 18
Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto; veja imagens e relembre histórico da construção • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
- 2 de 18
Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
- 3 de 18
À CNN, o engenheiro civil Luís Otávio Rosa disse que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
-
- 4 de 18
Esse processo permitirá, posteriormente, a retirada da água de esgoto que vazou no local para realização de inspeção de perícia • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
- 5 de 18
Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
- 6 de 18
Cratera na pista local da Marginal Tietê após desmoronamento em obra da Linha 6-Laranja do Metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
-
- 7 de 18
Desabamento em obra da Linha 6 - Laranja destruiu parte da pista local da Marginal Tietê na terça-feira (1º) • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
- 8 de 18
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve um rompimento de uma galeria de esgoto que causou inundação do túnel das obras do metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
- 9 de 18
Não houve vítimas do acidente; dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada receberam atendimento • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
-
- 10 de 18
A concessionária Acciona, que constrói a linha 6-Laranja do metrô, disse que equipes e demais técnicos “estão no local para apurar os fatos” • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
- 11 de 18
João Doria, governador do estado, disse ter determinado "apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente" • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
- 12 de 18
Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, a movimentação do solo causada pelas obras do metrô pode ter causado a instabilidade na galeria de esgoto • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
-
- 13 de 18
O acidente ocorreu na futura Estação Santa Marina. O desabamento causou transtorno no trânsito, o que resultou na interdição da Marginal Tietê; a pista expressa foi liberada posteriormente • ESTADÃO CONTEÚDO
- 14 de 18
O então governador paulista Geraldo Alckmin durante início das obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja do Metrô, em 13 de abril de 2015. • Edson Lopes Jr/A2AD
- 15 de 18
A Linha 6-Laranja do Metrô pretende ligar a região noroeste da cidade de São Paulo (Brasilândia) ao centro (São Joaquim). • Edson Lopes Jr/A2AD
-
- 16 de 18
Obras da Linha-6 Laranja do Metrô, em São Paulo, em agosto de 2021.
- 17 de 18
No dia 16 de dezembro de 2021, o governo de São paulo iniciou a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja – o chamado "tatuzão". • Governo do Estado de SP
- 18 de 18
O governador João Doria acompanhou a inauguração do "tatuzão". "“As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo", disse Doria na época.
-
Concretagem
Na noite de quarta-feira (2), foi finalizado o serviço de concretagem da abertura da pista local da Marginal Tietê. A abertura foi preenchida com 4 mil m³de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira. Também foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço VSE Aquinos, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes.
Antes da liberação da via, nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e a Sabesp acompanharam o andamento dos trabalhos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente no Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja do metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras.
Nova via
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que será feito um desvio do trânsito por um terreno particular na região do acidente. Para isso, será necessária uma Requisição Administrativa, cuja autorização foi publicada na edição de quarta-feira (2) do Diário Oficial do Município.
“Eu devo publicar hoje o Decreto de Requisição Administrativa e a gente já deve começar amanhã a abertura desta via, que será fundamental, principalmente para auxiliar a circulação dos ônibus que trafegavam pela pista local e as pessoas da comunidade Bento Bicuto, que poderá ser atendida por este desvio”, disse o prefeito.
Segundo Nunes, uma continuação da Rua Aquinos será construídas nas próximas 48 horas para desafogar o trânsito da Marginal Tietê; As obras já começaram e seguem ininterruptas até sábado (5).
Com informações de Isabella Faria