PF prende terceiro investigado na ação que apreendeu 47 kg de ouro
Em dezembro do ano passado, dois indivíduos foram presos após um pouso de uma aeronave no Aeroclube do Amazonas com carga avaliada em 14 milhões. Apreensão foi considerada a maior da história do estado
Nesta terça-feira (23), a Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu o terceiro investigado na ação que apreendeu 47,2 kg de ouro em Manaus, no Amazonas. A investigação teve início em dezembro do ano passado, quando dois homens foram presos em flagrante por transportar o minério em uma aeronave de pequeno porte, no Aeroclube do Amazonas.
A carga de ouro extraído de garimpo ilegal foi avaliada em R$ 14,1 milhões. Essa foi a maior apreensão da história do estado do Amazonas. O minério foi encontrado em 42 barras, com o grau de pureza superior a 90%, em malas. Além de uma aeronave, dois veículos, uma arma de fogo e R$ 6.184 em espécie foram apreendidos.
A nova prisão foi resultado da Operação Pronta Resposta, para combater crimes de usurpação de patrimônio da União, organização criminosa e falsidade ideológica, cujas penas máximas somadas ultrapassam 13 anos de prisão. Além do mandado de prisão temporária , foram cumpridas três ordens judiciais de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas.
No ano passado, quando o ouro foi interceptado pelos agentes da PF, veículos conseguiram escapar. As equipes iniciaram as diligências em busca dos veículos e dos ocupantes.
A Operação Pronta Resposta aconteceu em três etapas. A primeira aconteceu com o cumprimento de dois mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. A segunda etapa, mais um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Nesta terceira e última etapa, houve a prisão do indivíduo que será ouvido na Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.