Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF investiga denúncia de ataque de pescadores a indígenas do Vale do Javari

    Região ficou em evidência em junho deste ano, após a morte do jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira Araújo

    Anna Gabriela CostaBárbara Brambilada CNN

    em São Paulo

    A Polícia Federal em Tabatinga, no Amazonas, instaurou um inquérito para investigar a denúncia de ataque armado de pescadores ilegais no Vale do Javari.

    A investigação foi aberta nesta quinta-feira (17), segundo informou o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Eduardo Fontes.

    Policiais foram enviados ao Javari para ouvir indígenas kanamari e tentar identificar os supostos agressores.

    A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava) informou que está finalizando o ajuste com a Polícia Federal sobre as primeiras atuações no caso, e que comentará a situação “tão logo as primeiras diligências da PF sejam realizadas”.

    A região ficou em evidência em junho deste ano, após a morte do jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira Araújo.

    Ambos foram considerados desaparecidos a partir do dia 5 de junho, na região do Vale do Javari, área de terras indígenas no Amazonas.

    Após o caso ganhar repercussão, diversas figuras públicas, ambientalistas, ativistas, artistas e políticos de oposição foram a público cobrar providências urgentes para a busca da dupla.

    Um dos principais suspeitos pelo desaparecimento, Amarildo Oliveira da Costa, conhecido como Pelado, confessou ter participado do assassinato da dupla mais de uma semana depois.