PF faz operação contra grupo que usava Aeroporto de Viracopos para tráfico
Investigação identificou 13 casos de viagens internacionais em que passageiros levaram drogas após serem aliciados por quadrilha


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), uma operação contra o tráfico internacional de drogas por meio do terminal de passageiros e bagagens do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.
A investigação que desencadeou na Operação Atalaia começou em maio de 2023, quando um homem foi preso em flagrante ao tentar embarcar em voo com destino a Portugal transportando 11kg de cocaína em sua mala de viagem. Os agentes da PF identificaram ainda que outras 12 viagens internacionais foram feitas por outras pessoas aliciadas pelo mesmo grupo.
Na ação estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal em Campinas, nas cidades de Rio Claro e Taboão da Serra.
Os alvos são quatro homens e duas mulheres apontados como aliciadores, fornecedores da droga, financiadores de despesas referentes às viagens e responsáveis pela lavagem do dinheiro obtido ilicitamente.
Além disso, foi determinado o sequestro de veículos e o bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas investigadas e de uma pessoa jurídica, com sede na cidade de Santa Luzia, interior do estado do estado do Maranhão, utilizada para lavagem de capitais. Cerca de R$ 720 mil foram bloqueados.
Os investigados devem responder aos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas podem chegar a 45 anos de prisão.