PF faz operação contra esquema de tráfico de drogas no Porto do Paranaguá (PR)
Segundo a corporação, pessoas adquiriam informações privilegiadas sobre posições e rotas dos contêineres para direcionar carregamentos de cocaína


A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta sexta-feira (28), uma operação contra grupos criminosos que estariam auxiliando ações de tráfico de drogas internacional dentro do Terminal Portuário de Paranaguá, no Paraná.
Segundo a PF, pessoas de dentro do porto adquiriam informações privilegiadas sobre posições, rotas e cargas dos contêineres para auxiliar no direcionamento de cargas de cocaína. As investigações não apontaram que havia conhecimento do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) sobre o caso.
Os grupos realizavam “remessa de carregamentos de cocaína para o exterior em contêineres, sem o conhecimento do exportador, na modalidade conhecida internacionalmente como “RIP ON/RIP OFF”.
Foram expedidos 8 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão nas cidades paranaenses de Paranaguá, Matinhos e Piraquara.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de entorpecentes, organização criminosa e de associação para o tráfico, com penas que variam entre os máximos de 24 e 25 anos de reclusão.