PF faz megaoperação contra tráfico internacional de drogas em portos do Brasil
Cerca de 200 agentes participam de Operação "Taeguk" e cumprem 10 mandados de prisão e 39 de buscas
A Polícia Federal realiza uma operação contra o tráfico internacional de drogas a partir de portos brasileiros, na manhã desta quinta-feira (7).
Cerca de 200 policiais federais participam da Operação “Taeguk” e cumprem 10 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão em diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão.
O objetivo é combater um esquema responsável pela inserção de mais de uma tonelada de entorpecentes, principalmente cocaína e maconha, em navios de grande porte, mirando abastecer os mercados europeu e asiático.
As investigações apontam que os envolvidos eram especialistas em mergulho submarino que “prestavam serviços” para outras organizações criminosas.
Segundo a PF, eles inseriam as drogas na caixa mar submersa (conhecida como “sea chest”, em inglês”) de embarcações de portos do Brasil.
Após inserirem a cocaína, por exemplo, a organização criminosa contava com uma rede mundial de mergulhadores para retirar a droga em outros países.
A investigação ainda mostra que os responsáveis inseriam as substâncias ilícitas nos barcos de outras formas, como a modalidade içamento, quando tripulantes dos navios participam necessariamente da colocação e ocultação da droga.
A Polícia Federal identificou pelo menos sete situações de tráfico transnacional de drogas vinculadas à quadrilha, todos em 2024. No total, foram apreendidos mais de uma tonelada de entorpecentes.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para fins de tráfico e organização criminosa. As penas somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
A PF informou que a investigação teve o apoio do escritório do Drug Enforcement Administration (DEA) em São Paulo e da Marinha. Além disso, países como a Coreia do Sul, China e Espanha também participaram das apurações.
A operação desta manhã conta com a participação da Polícia Militar de São Paulo, já que o Porto de Santos é um dos principais alvos. Veja onde os mandados são cumpridos:
- São Paulo: São Paulo capital, Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Bertioga, Caraguatatuba e Paraibuna
- Rio de Janeiro: Duque de Caxias
- Pará: Belém e Barcarena
- Maranhão: São Luís