PF explode três embarcações usadas para garimpo ilegal em Goiás
Ação durou dois dias em terras quilombolas de Goiás próximas ao Distrito Federal
A Polícia Federal (PF) explodiu três embarcações usadas para garimpo ilegal em Goiás entre 26 e 27 de outubro. As ações foram nas cidades de Monte Alegre de Goiás e Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros.
A Operação Kondé, como foi batizada, foi deflagrada pela Delegacia de Meio Ambiente da PF do Distrito Federal, que investiga práticas de extração de ouro ilegal, bem como a ocorrência de danos ambientais em áreas de terras de comunidades quilombolas, nesses munícipios.
Na ação, policiais federais e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao destruírem três dragas em um rio da cidade, também inutilizaram meios e equipamentos usados na prática criminosa.
Segundo a PF em Brasília, os materiais que restaram serão analisados para a identificação e a confirmação da materialidade dos crimes.
Nessa ação, ninguém foi preso, mas a Polícia Federal garante que a investigação da Delegacia do Meio Ambiente do DF continua e novas ações serão feitas na região quilombola.