Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF enviará lanchas e helicópteros para apoio no Rio Grande do Sul

    Segundo a Defesa Civil do estado, ainda há 71 pessoas desaparecidas após as fortes chuvas

    Casas inundadas perto do rio Taquari após fortes chuvas na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul
    Casas inundadas perto do rio Taquari após fortes chuvas na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul 01/05/2024REUTERS/Diego Vara

    Elijonas Maiada CNN

    em Brasília

    A Polícia Federal (PF) enviará reforços humanitários nesta sexta-feira (3) para a tragédia ocasionada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

    Serão três lanchas, dois helicópteros e equipes com policiais treinados em catástrofes. Uma aeronave já foi enviada, mas está com dificuldade de pouso, segundo integrantes da PF. A outra ainda será deslocada.

    As lanchas serão usadas para resgate de pessoas ilhadas, onde as casas foram inundadas. E ir em locais de difícil acesso, devido a trechos nas BRs interditados.

    Os esforços fazem parte da força-tarefa do governo federal com todos os órgãos para ajuda humanitária às vítimas dos temporais no estado gaúcho. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e Marinha também estão na cooperação.

    O último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontava 37 pessoas mortas e 74 desaparecidas no Rio Grande do Sul. Também há, até o momento, 7.949 pessoas em abrigos, 23.598 desalojadas e um total de 351.639 afetadas.

    Como parte dos esforços, o governo federal vai instalar, neste sábado (4), um escritório no estado para monitorar as ações interministeriais e os impactos da enchente. De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o escritório vai facilitar o monitoramento e as ações presenciais do governo federal e deve começar a funcionar a partir de segunda-feira (6).