Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF combate importação e venda irregular de vinhos no sul do Brasil

    Operação para desarticular organização criminosa que importava bebidas de origem estrangeira sem documentação e controle sanitário aconteceu nesta quinta-feira (7)

    Polícia Federal cumpre mandados em três estados para combater importação e venda irregular de vinhos no sul do Brasil.
    Polícia Federal cumpre mandados em três estados para combater importação e venda irregular de vinhos no sul do Brasil. Polícia Federal

    Isadora AiresElijonas Maiada CNN

    Em Porto Alegre e Brasília

    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a operação Rota do Vinho, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por importar, revender, transportar e distribuir vinhos de origem estrangeira sem controle sanitário e sem documento legal para importação.

    Os 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em três estados: Rio Grande do Sul (Porto Vera Cruz, Santo Cristo, Três de Maio e Santa Rosa), Santa Catarina (Palhoça) e Goiás (Goiânia).

    As investigações iniciaram em maio de 2021, depois da apreensão de cerca de 2.000 garrafas de vinho de origem estrangeira que estavam sem documentação fiscal.

    Segundo o delegado Cleo Matusiak Mazzotti, os vinhos entravam no Brasil de forma ilegal da Argentina por Porto Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, depois escondidos em casas ou distribuidoras, em seguida transportados com notas fiscais falsas, na sequência enviados para Palhoça e, por fim, distribuídos para todo o Brasil, principalmente Goiânia.

    Usualmente, as cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, com identificação do produto como suco de uva.

    Os investigados pela operação vão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas somadas podem chegar a até 22 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

    Veja o momento da operação: