PF apreende helicóptero e carros de luxo em operação contra tráfico de drogas do Paraguai
Em dois anos, nove helicópteros já foram apreendidos pela Polícia Federal; mandados são cumpridos em São Paulo, no Paraná, Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul, no Espírito Santo e em Minas Gerais
A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (11), 43 mandados de busca e apreensão e dez de prisão contra uma organização criminosa suspeita de transportar toneladas de drogas para o Paraguai por meio de aviões. Um helicóptero e carros de luxo foram retidos pelos agentes.
Os mandados são cumpridos em São Paulo, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Mato Grosso do Sul, no Espírito Santo e em Minas Gerais.
Também foi determinada a apreensão de uma mansão, vinculada à organização criminosa, além do bloqueio de contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.
“A organização criminosa fazia o carregamento da droga em uma fazenda localizada no Paraguai, perto da fronteira. Depois, utilizava interior do Paraná e de São Paulo para fazer o descarregamento da droga, que era encaminhada, então, para São Paulo, capital, e também para a Europa, via portos de Santos, Paranaguá e Santa Catarina”, explicou o delegado Daniel Martarelli da Costa, citando indícios colhidos pela investigação.
Segundo estimativa dos investigadores, o helicóptero, os carros de luxo e a mansão são avaliados em mais de R$ 30 milhões.
A investigação da PF também aponta lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas.
Nos dois anos de investigações, a Operação Helix, como foi batizada, apreendeu nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga vinda do Paraguai, segundo a PF.
A operação contou com cooperação jurídica e policial do país vizinho após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada no Paraguai.