Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Personalidades e políticos lamentam morte da jornalista Glória Maria

    Jornalista e apresentadora morreu na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro

    Da CNN

    em São Paulo

    Ícone da televisão brasileira, a jornalista e apresentadora Glória Maria morreu, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro.

    A informação foi confirmada pela TV Globo, onde ela atuou desde o início dos anos 1970.

    Artistas, políticos e personalidades lamentaram a morte da jornalista; veja as mensagens.

    Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou mensagem no Twitter.

    “Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”, disse o presidente.

    Ana Maria Braga

    No Instagram, a apresentadora Ana Maria Braga destacou a representatividade da jornalista como um marco.

    “Hoje nos despedimos dessa guerreira, pioneira no jornalismo e corajosa contadora de histórias. O seu talento e sua representatividade são marcos na história da televisão e jornalismo. Vai com Deus, minha querida. Assim como o seu nome, sua lembrança sempre será gloriosa”, disse.

    Eduardo Paes

    “Mulher à frente do seu tempo”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

    “Que notícia triste! Jornalista de mão cheia, tendo passado por todo tipo de cobertura. Mulher à frente de seu tempo. Uma mãe exemplar de duas lindas meninas. Um ser humano com o coração do tamanho do mundo. O sorriso mais lindo do Brasil! Uma carioca apaixonada pelo Rio!”, afirmou Paes.

    Margareth Menezes

    A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que Glória Maria foi uma profissional à frente do seu tempo.

    “No dia da Rainha das Águas nossa querida Glória Maria nos deixou. As águas rolaram nos olhos e corações de milhões de brasileiros que certamente amavam e admiravam essa que foi uma mulher negra pioneira em muitas conquistas. A maior da sua geração! Uma mulher incrivelmente livre, uma profissional à frente do seu tempo. Inspiração para tantas mulheres iguais a ela e para muitos jornalistas, homens e mulheres, de várias gerações. Ela deixa um legado imenso, inaugurou um estilo próprio e conquistou com muito talento e trabalho um lugar de destaque no jornalismo nacional e internacional”, disse a ministra.

    Paulo Pimenta

    O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, prestou homenagem em publicação no Twitter.

    “Glória carrega consigo 5 décadas de sucesso, é uma das primeiras mulheres negras a conquistar um espaço de relevância na mídia brasileira, conseguiu inspirar uma geração inteira que se sentiu representada”, afirmou.

    Zezé Motta

    A atriz Zezé Motta destacou as dificuldades enfrentadas por Glória Maria no início da carreira no período da ditadura militar no Brasil.

    “Glória era atrevida, teve vários problemas com os militares. Enfrentou dificuldades por ser mulher, por ser negra e por ter vindo de uma família pobre. Mas com muito trabalho, mostrou muita dignidade e conseguiu respeito, sua história sempre foi de superação. Foi desbravadora. Foi a primeira mulher e primeira negra a apresentar um jornal na televisão brasileira”, disse Zezé Motta.

    Taís Araujo

    A atriz Taís Araujo publicou mensagem no Instagram:

    “Difícil encontrar palavras pra me despedir…mas me brotam palavras pra dizer o que Glória representa: poder, inteligência, caráter, personalidade, identidade, possibilidades, viagens, vigor, bom humor, gargalhadas, dança, musica, champanhe, passaporte, mundo! É isso, Glória mudou meu mundo, mudou o nosso mundo!”

    Lázaro Ramos

    O ator Lázaro Ramos afirmou estar em choque com a perda de uma amiga.

    “Você é um marco na história do nosso país. Foi muito bom acompanhar seu trabalho, e mais ainda, desfrutar da sua agradável companhia. Sentirei falta de sorrir contigo”, disse Ramos no Instagram.

    Janja Lula da Silva

    A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou mensagem de pesar no Twitter:

    Eduardo Suplicy

    O deputado estadual Eduardo Suplicy afirmou que “essa é uma notícia que nenhum de nós gostaria de ver”.

    “Glória Maria foi um ícone do jornalismo e esteve presente na vida de muitas gerações de brasileiros. Ela foi a 1ª repórter a entrar ao vivo em cores na TV e deixa um grande legado. Meus sentimentos aos familiares e aos amigos”, disse no Twitter.

    Simone Tebet

    “Seu legado de coragem e competência é uma inspiração para todas nós, mulheres”, disse a ministra do Planejamento, Simone Tebet, em publicação no Twitter.

    Sandy

    “Mulher gigante e imortal”, disse a cantora Sandy no Instagram. “Tô muito triste com essa notícia… Glória foi uma inspiração… Aprendi tanto com ela…”

    “Descanse em paz, Glória. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos”.

    Claudia Raia

    A atriz Claudia Raia também prestou homenagem em publicação no Instagram:

    “Desde o início da sua carreira sempre se mostrou dona de uma genialidade, força, talento e carisma admiráveis! Uma amiga querida e profissional excelente que eu tive a sorte de conhecer tão de perto. Você deixará saudade minha querida”, disse.

    Zeca Pagodinho

    “Glória Maria irá deixar saudades, não só por seu trabalho pioneiro como jornalista, mas por seu caráter e coragem!”, disse o cantor Zeca Pagodinho, em publicação no Instagram.

    Valesca Popozuda

    A cantora Valesca Popozuda afirmou que a jornalista será sempre lembrada.

    “Glória Maria foi e sempre será importante para a história, um ícone nos deixou hoje, uma mulher que deixou uma linda trajetória de vida, descanse em paz, que sua família tenha o conforto em seus corações. Você fez seu papel e será sempre lembrada por todos nós”, disse.

    Fabio Porchat

    O humorista Fabio Porchat publicou trechos da participação de Gloria Maria em seu programa e afirmou:

    “Das melhores pessoas da TV, das melhores jornalistas que tivemos. Das pessoas mais alegres que conheci. Que pena. O que não tem idade, é eterno!”

    Walcyr Carrasco

    O escritor e novelista Walcyr Carrasco também se manifestou em publicação no Instagram.

    “Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão. Sem dúvida, será lembrada como sinônimo de competência. Descanse em paz! Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e toda nossa classe!”, disse.

    Daniela Carneiro

    A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirmou que Glória Maria abriu caminhos para gerações de mulheres negras.

    “Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento da grande jornalista, Glória Maria. Ela foi a primeira mulher a entrar ao vivo no Jornal Nacional, uma pioneira na TV que abriu caminhos para gerações de mulheres negras! Meus sentimentos à família!”, disse.

    Alcione

    A cantora Alcione disse: “Seu legado de força, competência, inteligência e elegância é eterno. Descanse, guerreira. Siga em paz, Glória Maria”.

    Bruno Gagliasso

    O ator Bruno Gagliasso destacou a luta contra o preconceito enfrentada pela jornalista.

    “Que tristeza enorme. Chega a ser difícil de acreditar nessa notícia. Sempre tão cheia de vida, vibrante, exuberante. Uma profissional extremamente competente, uma mulher que lutou contra tantos preconceitos e fez História. Obrigado por tanto, Glória. Todo amor e solidariedade”, afirmou.

    Tiago Scheuer

    O jornalista da TV Globo Tiago Scheuer publicou no Twitter: “Glória Maria marcou uma gigante geração de jornalistas (e telespectadores!) e vai continuar marcando. Ela descansa, mas seu legado fica”.

    Gil do Vigor

    O economista e ex-participante do Big Brother Brasil (BBB), Gil do Vigor, lamentou a morte da jornalista.

    “Uma grande perda para o nome da comunicação brasileira. Descanse em paz, Glória! Aos familiares e amigos, meus sinceros sentimentos”, disse.

    Gloria Perez

    “Sua generosidade, seu talento, sua alegria, o espírito aventureiro que levava a gente pra conhecer e passear em lugares inusitados, tudo isso fica e inspira”, disse a novelista Gloria Perez, no Twitter.

    Ary Fontoura

    O ator Ary Fontoura destacou que a ausência de Glória Maria será sentida.

    “Triste! Sua ausência será sentida! Uma jornalista importante, corajosa e que levou suas reportagens mundo a fora. Descanse em paz, Glória Maria”, disse.

    Luciana Santos

    A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que Gloria Maria foi uma referência no jornalismo brasileiro.

    “Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, referência no jornalismo brasileiro. Uma mulher que fez história na televisão e teve enorme importância para que pessoas negras pudessem se ver representadas nesse espaço. Uma pioneira, que será lembrada sempre pela sua competência e carisma. Meus sentimentos à família e aos amigos”, disse.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações de Vinícius Bernardes, Carolina Figueiredo, Gabriele Koga e Teo Cury)