Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Passageiro morre em avião que ia de Buenos Aires a Madri; aeronave pousou em Natal

    Avião era da companhia Air Europa e informou emergência médica de passageiro em voo ao solicitar o pouso

    Letícia CassianoLuan Leãoda CNN*

    Um homem passou mal durante um voo que partiu de Buenos Aires, capital Argentina, com destino a Madri, na Espanha. O avião precisou sair da rota e pousar no Aeroporto Internacional de Natal na noite da última quinta-feira (7). O passageiro não resistiu e morreu.

    O avião era da companhia Air Europa e informou emergência médica de passageiro em voo ao solicitar o pouso em Natal, que aconteceu por volta das 19h.

    Segundo nota da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, disponibilizou uma ambulância, que estava posicionada no pátio no momento do pouso e realizou o protocolo para reanimar o passageiro, sem sucesso. No momento do atendimento, não havia nenhum médico presente no aeroporto.

    A concessionária afirmou que “de acordo com a normativa específica da Anac, a categoria do aeroporto de Natal exige a presença de um técnico de enfermagem e um socorrista”, e que não inclui a necessidade de um médico atendendo 24h.

    A CNN procurou a Anac, que disse que aeroportos “com capacidade operacional entre 1 e 5 milhões de passageiros por ano, como o Aeroporto Aluízio Azevedo, tem a obrigação de dispor de ao menos uma ambulância com tripulação mínima”, que inclui um médico, um enfermeiro e um motorista.

    A nota da agência reguladora também diz que “o regulamento estabelece que aeródromos desta classe devem contar com hospitais e postos de atendimento médico disponíveis na localidade para atendimento a feridos provenientes de emergências aeroportuárias em um raio de 8 km do aeroporto”.

    De acordo com o SAMU Natal, que deu cobertura à ocorrência posteriormente, o paciente tinha vindo a óbito dentro da aeronave.

    Tópicos