Páscoa: saiba o que abre e fecha em São Paulo durante o feriado prolongado
Entre esta Sexta-Feira Santa (7) e domingo de Páscoa (9), alguns serviços da cidade têm o funcionamento alterado


Entre esta Sexta-Feira Santa (7) e domingo de Páscoa (9), alguns serviços de São Paulo — assim como de diversas cidades do país — têm o funcionamento alterado.
O rodízio de veículos está suspenso nesta sexta na capital paulista. Serviços de saúde do município também apresentam mudanças no atendimento ao público.
Saúde
O atendimento ocorre normalmente nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Nos locais onde há vacinação, permanece a imunização contra a Covid-19 e a multivacinação nesta sexta.
No sábado, o serviço de vacinação contra Covid-19 e outras doenças ocorrerá nas AMAs/UBSs Integradas, das 7 horas às 19 horas.
Durante o feriado, os hospitais estaduais também mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona leste da capital, não funcionarão neste feriado.
As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente nesta sexta-feira.
O que permanece aberto no feriado:
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h
- AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h
- Hospitais Municipais (HMs)
- Hospitais Dia – tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h
- Prontos-socorros Municipais (PSMs)
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET)
- Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue)
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI)
Rodízio de veículos
O rodízio municipal de veículos está suspenso para carros nesta sexta-feira, assim como as demais restrições existentes na cidade:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões)
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC)
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF)
- As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas
A ciclofaixa de lazer será ativada nesta sexta-feira e no domingo. Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.
O rodízio volta na segunda-feira, para placas finais 1 e 2.
CPTM, Metrô e EMTU
As linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) atenderão com programação especial.
A operação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.
CPTM: a operação das cinco linhas de trens nesta sexta-feira será igual à de um domingo. Já no sábado e no domingo, a operação manterá a programação prevista para estes dias.
EMTU: os ônibus funcionarão com programação horária de domingos na sexta-feira. No sábado e no domingo, os serviços operam com a programação normal, a já realizada nestes dias.
Metrô: A operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata neste feriado será igual ao do fim de semana.
Na Linha 3-Vermelha, ocorre uma operação especial desde as 22 horas de quinta-feira para dar continuidade das obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda.
Segundo o Metrô, neste período, uma das plataformas de embarque da estação ficará interditada durante toda a operação nesta sexta-feira e no sábado.
Em decorrência desta interdição, a circulação dos trens ocorrerá com maiores intervalos. “As composições circularão entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda por via única (via singela). Os passageiros desembarcarão na estação Marechal Deodoro e terão que trocar de trem para prosseguirem viagem. No trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Marechal Deodoro, a circulação será mantida por ambas as vias”, afirma.
No domingo, a operação dos trens será normal.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que não haverá atendimento nas agências bancárias nesta sexta-feira.
Conforme a entidade, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.
Correios
Nesta sexta-feira, não haverá atendimento nas agências dos Correios. No sábado, o funcionamento será normal nas unidades que abrem neste dia.
Poupatempo
Os postos do Poupatempo em todo estado ficarão fechados nesta sexta-feira, mas voltam a funcionar normalmente no sábado.
O atendimento presencial é feito apenas com agendamento prévio, que deve ser solicitado de maneira totalmente gratuita, sem nenhum custo, pelos canais oficiais do programa.
As opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora.