Parada LGBT+ no RJ acontece neste domingo (27)
Após dois anos de edições virtuais, o 3º maior evento da cidade retorna à Orla de Copacabana.
A 27º edição da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio acontece neste domingo (27). O tradicional evento terá dez trios elétricos com programações simultâneas com o tema “Coragem para ser feliz”. De acordo com o diretor sociocultural do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Júlio Moreira, a temática é um convite para que todos olhem para o futuro com otimismo, mesmo diante de um país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo.
“Vivemos todos os dias com medo, não só pelo incentivo à violência. Entendemos que precisamos trabalhar a autoestima da nossa população, pois mesmo convivendo com o preconceito que mata, nós sobrevivemos. Temos que ter coragem para ser feliz e viver o dia a dia”, diz.
No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS: orientação sexual autoidentificada da população adulta.
O diretor sociocultural do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, explica que a organização se preocupou muito com o retorno presencial do evento. “Nós teremos dez torres de observação da Polícia Militar justamente para a proteção dos participantes, mesmo a parada sendo um evento muito pacífico”, conta.
Entre os meses janeiro e junho deste ano, o Brasil já registrou 135 mortes de pessoas LGBT+, segundo uma pesquisa do Grupo Gay da Bahia – GGB. Os dados foram coletados em jornais e portais digitais. Em 2021, foram registradas 168 mortes, mostrando uma queda de 20% em relação ao mesmo período.
Pluralidade na 27ª edição
As alas dos dez trios elétricos reforçarão a importância da preservação da Amazônia e do Meio Ambiente. Também prestarão homenagem às vítimas da Covid-19 e às pessoas que atuaram na linha de frente. O evento tão irá exaltar as liberdades individuais e conscientizar o público sobre a LGBTfobia.
“Vamos ter a participação de famílias transafetivas, com pais e mães LGBT+. Teremos rodas de conversa para acolher esses pais de crianças e adolescentes trans, que muitas vezes não sabem lidar com essa discussão”, finaliza.
A Parada do Orgulho LGBTI Rio, organizada há 27 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, acontece neste domingo (27), a partir das 11h, no Posto 5 da praia de Copacabana.