Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parada LGBT+ em São Paulo terá nebulosidade e chance de garoa, diz meteorologista

    Região Nordeste ainda deve ter alto volume de chuvas, enquanto temperaturas no Sul vão cair devido a uma massa de alta pressão

    Ludmila CandalJoão Pedro Malarda CNN , em São Paulo

    A Parada do Orgulho LGBTQIA+ que ocorrerá na cidade de São Paulo no próximo domingo (19) deve contar com muita nebulosidade e uma chance de garoa, segundo a meteorologista do Climatempo Noele Brito.

    Em entrevista à CNN neste sábado (18), ela explicou que o tempo está sendo influenciado pela passagem de uma frente fria. “Então tem muita nebulosidade em todo o estado de São Paulo. A capital tem condições para pancadas de chuva, mas amanhã para a Parada a condição é mais de uma garoa”.

    Segundo ela, a previsão para o domingo é que o dia tenha uma variação de nebulosidade, com chances de algumas aberturas de sol, mas com predomínio de nuvens. Já a garoa pode ocorrer ao longo do dia, mas sem intensidade forte.

    No caso do Sul, um sistema de alta pressão que chegou à região após uma frente fria trouxe uma massa de ar seco e frio, o que deve levar a uma queda da temperatura no fim de semana e um tempo firme, sem chuvas.

    É o cenário oposto do Nordeste, que ainda tem previsão de fortes chuvas. “Estamos sob a influência do La Niña, um fenômeno que resfria as águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical Central. Quando estamos sob essa influência, o regime de chuvas no Nordeste fica acima da média climatológica, tanto na segunda quinzena de junho quanto em julho e agosto, mas a partir de agosto com episódios mais pontuais e começando a diminuir”.

    A previsão para o inverno é de um déficit de chuvas em todo o Centro-Sul, também devido ao La Niña, enquanto o Norte e Nordeste devem ter um volume de precipitação acima da média.

    “Com o La Niña, a gente tem mais massas de ar frio passando no Centro-Sul, então vamos ter bastante episódios de frio, tanto que já teve até neve no outono. A expectativa é de um inverno mais frio e rigoroso”, afirma.

    Tópicos