Pará terá 48 mil cadastros ambientais rurais ativados, anuncia governador
Cadastro Ambiental Rural, o CAR, é uma das estratégias do governo do Pará que auxilia o combate ao desmatamento
Instrumento de regularização fundiária, o Cadastro Ambiental Rural, o CAR, terá 48 mil cadastros ativados no Pará. A informação foi divulgada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), no Diálogos Amazônicos, em Belém.
O governo do Pará, segundo Helder, chama esse processo de regularização acentuada de “CAR 2.0”. “São 48 mil cadastros ativados simultaneamente, será o maior do Brasil. Outros 52 mil cadastros estarão sob olhar para regularização”, afirmou Helder, lembrando que o CAR regulariza o pequeno produtor.
Vídeo – Diálogos Amazônicos: Começam os debates sobre o futuro da Amazônia
O anúncio foi feito em uma das plenárias da agenda ambiental, ao lado de ministros de Lula (PT), como Paulo Teixeira, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de Jader Filho, ministro das Cidades.
O CAR é uma das estratégias do governo do Pará que auxilia o combate ao desmatamento.
O Pará, cuja capital Belém é sede da agenda ambiental, foi o segundo estado que mais desmatou a Floresta Amazônica em março de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um estudo divulgado recentemente pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O estado teve 27% de toda a derrubada na região, com um aumento da devastação de 33 km² em 2022 para 91 km². O aumento foi de 176%, segundo o Imazon.
Veja imagens da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2664423″ title_galeria=”Veja imagens da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo”/]