Papa envia telegrama ao Brasil lamentando a morte de arcebispo emérito de Salvador
Dom Geraldo Majella, que morreu aos 89 anos no sábado, foi nomeado pelo papa João Paulo II como arcebispo da capital baiana em 1999
O papa Francisco lamentou a morte do cardeal brasileiro Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, em telegrama enviado ao Brasil, dirigido ao cardeal Sérgio da Rocha, atual arcebispo de São Salvador, e “a todos aqueles que se unem em oração pelo descanso eterno” de Majella.
Na mensagem, o pontífice expressa suas condolências e conta que recebeu com profunda dor a notícia do falecimento do cardeal, de acordo com informações da agência de notícias do Vaticano.
Dom Geraldo Majella Agnelo morreu na manhã do sábado (26), aos 89 anos, em decorrências do agravamento de um acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em dezembro de 2022.
“Minhas orações são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu serviço dedicado à santa mãe Igreja”, diz a mensagem do papa Francisco, “sempre guiado pelo zelo apostólico, nas várias missões que lhe foram confiadas como bispo de Toledo, arcebispo de Londrina, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e, por fim, arcebispo primaz do Brasil e presidente da Conferência episcopal”.
Dom Geraldo Majella foi nomeado pelo papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em 1999. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano.
No ano de 2011, ele teve o pedido de renúncia aceito pelo papa Bento XVI, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Em 2014, por um desejo seu, passou a residir em Londrina, onde, a pedido seu, será enterrado.