Pane em radar afeta voos nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos
Operações da LATAM, Gol e Azul foram impactadas na manhã desta quinta-feira; companhias aéreas afirmaram estarem prestando assistência aos passageiros


Voos nos aeroportos de Congonhas, Viracopos e Guarulhos foram afetados por uma pane em um radar que controla o tráfego aéreo da região nesta quinta-feira (19). Companhias aéreas confirmaram que diversos voos sofreram atrasos ou foram cancelados.
O Comando da Aeronáutica, em nota, afirmou que “foi verificada uma instabilidade nos sistemas de controle de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE)”, às 8h15. As causas da instabilidade ainda estão sendo apuradas.
Ainda segundo o texto, ações do plano de contingência foram aplicadas “de imediato” e que o sistema foi restabelecido às 8h42, com a volta de operação dos consoles de visualização radar.
Porém, por volta das 8h45, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), as decolagens e pousos no local foram suspensas por conta do problema no radar da aeronáutica, que fica localizado em Congonhas, na capital paulista.
Às 9h45, a operação começou a ser retomada gradualmente e a situação foi normalizada às 10h10. Ainda segundo a administração do aeroporto, 20 voos estavam atrasados e outros 11 foram cancelados, sendo três de chegada e oito de partida, até às 11h15.
Relatos feitos à CNN indicam que um dos aviões em Congonhas, já com passageiros, ficou mais de 50 minutos na pista devido à pane. Segundo a Infraero, 39 voos tiveram atraso na partida e 43 na chegada no aeroporto. A operação foi normalizada às 16h13.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos também confirmou problema no radar da Área de Controle Terminal São Paulo, o que afetou as operações no local. Segundo a administração, o sistema já foi restabelecido.
Em Ribeirão Preto, o Aeroporto Leite Lopes não foi afetado operacionalmente, mas dois voos foram atrasados e outros dois foram cancelados. A gestão do local destacou que os passageiros foram “acomodados via terrestre”.
O que dizem as companhias aéreas
Segundo informou a LATAM, no mínimo 12 voos da empresa foram afetados nesta manhã, sendo “seis cancelados e seis alternados para Curitiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro/Galeão e Santos Dumont”.
A Azul, por sua vez, disse que ao menos 41 voos da companhia foram impactados pela pane no radar que controla o espaço aéreo. Foram 30 voos com atraso de 15 minutos ou mais e 11 cancelados nos três aeroportos.
A Gol teve quatro voos com destino Congonhas afetados de forma mais direta, e a companhia afirmou que outras operações da empresa nesta quinta-feira “serão impactadas ao longo do dia, gerando alguns atrasos”. Em nota, foi destacado que todos os clientes estão sendo informados pelas equipes de aeroporto e “recebendo o devido atendimento”.
Todas as companhias aéreas pontuaram estarem prestando assistência aos passageiros.
*com informações de Marcos Guedes e Giulia Alecrim, da CNN