Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacto Contra a Fome é lançado hoje em São Paulo; CNN é apoiadora do projeto

    Movimento debate propostas para erradicação da fome e pretende conseguir engajamento contra o desperdício de alimentos no Brasil

    Thiago Félixda CNN , em São Paulo

    Entidades da sociedade civil se reúnem, nesta terça-feira (23), para o lançamento do movimento Pacto Contra a Fome. A CNN é apoiadora do projeto.

    Desde o início da pandemia a fome cresce no Brasil, com 33 milhões de pessoas no nível mais grave de insegurança alimentar, de acordo com dados de 2022.

    A intenção do Pacto Contra a Fome é organizar ações conjuntas estruturadas para boas práticas que possam reduzir o desperdício de alimentos. O movimento conta com apoio de lideranças do governo, da academia, do empresariado, de entidades não governamentais e religiosas, de maneira suprapartidária.

    “Não podemos nos conformar que tantos brasileiros continuem passando fome em 2023, com tantos saberes e tecnologias disponíveis. É incoerente, um dos maiores produtores e exportadores agrícolas no mundo, ainda ter cidadãos passando fome e, ao mesmo tempo, desperdiçar alimentos desde o campo à mesa”, ressalta Geyze Diniz, co-fundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome.

    Erradicar a fome é uma prioridade do Pacto. O movimento tem como missão não ter nenhuma pessoa com fome no Brasil até 2030 e que não tenha mais ninguém em nenhum nível de insegurança alimentar no país até 2040. O projeto tem três pilares para alcançar os resultados estipulados: inteligência, articulação e incentivos.

    A iniciativa também conta com a campanha “Com Fome Não Dá” que será veiculada nacionalmente, com a participação de personalidades de diferentes setores, como: Criolo, Ivete Sangalo, Formiga, Marcelo Adnet, Ana Maria Braga, Pequena Lo, Naiara Azevedo e Ivan Baron.

    Premiação

    O lançamento também conta com a apresentação do Prêmio Pacto Contra a Fome, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

    A premiação quer dar visibilidade e reconhecer iniciativas que ajudem no combate a fome e na luta contra o desperdício de alimentos. Para participar é necessário cadastrar o projeto em questão.

    O período de inscrição será de 23 de maio até 10 de julho. O anúncio das seis iniciativas vencedoras será feito em outubro e os ganhadores receberão R$ 100 mil cada.

    Tópicos