Operações contra resgate de membros de facção de presídios acontecem no CE e GO
Alvos são integrantes de facções criminosas
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (27), cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra um grupo suspeito de planejar resgates de presos e de tentar desestabilizar o sistema prisional do Ceará.
A operação, denominada DEFCON 3, foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (FICCO/CE) com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). As ações foram realizadas em Fortaleza e Itaitinga, na região metropolitana da capital.
A operação desta sexta-feira é um desdobramento da Operação DEFCON 4, realizada em novembro de 2023. Na ocasião, foi descoberta uma articulação criminosa envolvendo ataques ao sistema penitenciário, incluindo o planejamento de fugas em unidades prisionais.
Goiás
Nesta sexta-feira, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/Goiás), em conjunto com a Polícia Penal do Estado, também trabalha para combater o crime organizado.
A Operação Exitus, que foi deflagrada nesta manhã, visa desarticular uma organização criminosa local que atua em tentativas de resgates de presos e no tráfico de drogas.
Nesta sexta, os policiais estão cumprindo 37 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, em diversas cidades, incluindo Goiânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Alexânia, Anápolis, Ceilândia (DF), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).
A operação é resultado de investigações iniciadas após uma tentativa de resgate de presos em novembro de 2023, na cidade de Corumbá de Goiás.