Operação combate esquema de clonagem de carros no Rio de Janeiro
Agentes cumprem 14 mandados contra investigados por prática criminosa que envolve veículos adquiridos em leilões
Uma operação combate um esquema de clonagem de carros em Campos dos Goytacazes, na zona norte do estado do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (4).
Os agentes cumprem 14 mandados de busca e apreensão contra investigados por integrarem um esquema de clonagem de veículos e receptação de peças automotivas, para utilização em carros adquiridos em leilões.
A Operação “Ostentação/Luxo sob suspeita” é realizada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e pela 134ª DP (Campos dos Goytacazes) da Polícia Civil.
As equipes cumprem os mandados em endereços dos investigados e em uma empresa de reciclagem no distrito de Guarus. Segundo a polícia, a companhia era usada como empresa de fachada para esconder a origem dos bens ilegais.
A investigação ainda apura a atuação do grupo criminoso em crimes de estelionato, praticado por meio de golpes virtuais. A maioria dos investigados possui antecedentes criminais pela prática ilegal.
A Polícia Civil informou que as práticas criminosas tiveram início no último dia 19 de setembro. Na época, foi identificado um grupo, com pessoas da mesma família ou próximas, que aplicava os golpes financeiros, ludibriava vítimas e adquiria bens e serviços de luxo com o dinheiro ilícito.
Os investigados também revendiam produtos de luxo e geravam lucros significativos no esquema. A polícia apura os crimes de m estelionato, lavagem de dinheiro, receptação, adulteração de sinal de veículo automotor, entre outros.
Segundo o MPRJ, os suspeitos ostentam uma vida de luxo nas redes sociais, publicando imagens com joias, itens de ouro e carros importados. Um dos investigados é dono de uma BMW avaliada em R$ 225 mil, registrado em nome de uma empresa em que é sócio. Veja uma imagem abaixo.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes. Os mandados são cumpridos em endereços dos alvos em Parque Calabouço, Jardim Carioca, Parque Vicente Gonçalves Dias, Parque Guarus, Parque São Caetano, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Helena, Parque Alvorada e Parque São Bendito.