Onda de frio segue ativa: São Paulo pode registrar mínima de 6ºC nesta terça
Frio deve permanecer até a próxima quarta-feira (14) na região Sudeste; Veja previsão completa para o Brasil
A terça-feira (13) deve continuar fria e com tempo firme em boa parte da região Sudeste. O avanço de uma nova massa de ar polar associada a um centro de alta pressão deve reforçar as baixas temperaturas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A previsão é da Climatempo.
A onda de frio no Sudeste deve durar pelo menos até quarta-feira (14).
Nesta terça (13), a manhã será gelada e com chance de geada na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba. Ao longo do dia, as máximas ainda não devem se elevar a ponto de fazer calor, mas darão uma condição mais amena para a tarde. A circulação de ventos também devem impedir que esquente muito no Espírito Santo.
O alerta da região Sudeste vai para a baixa umidade do ar. Em algumas áreas do sudoeste de Minas a umidade pode ficar abaixo de 10%, o que configura cenário emergencial.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, a temperatura na terça-feira na capital fica entre 6ºC e 15ºC.
Na região Sul o clima também vai estar frio e seco, sem chance de chuva em nenhuma das capitais. No entanto, ao contrário de São Paulo, o frio deve permanecer por muito mais tempo e durante todo o dia. Há destaque para temperaturas negativas nas serras gaúchas, catarinenses e algumas áreas no oeste de Santa Catarina.
O tempo também fica firme no Centro-Oeste, apesar de uma chance de nebulosidade em algumas regiões. No Mato Grosso do Sul, a circulação de ar frio ainda impede que os termômetros se elevem durante o dia, inclusive em Campo Grande. De Cuiabá ao extremo norte da região central do Brasil o calor deve voltar a predominar ao longo do dia.
Assim como em Minas Gerais, parte do sudeste do Mato Grosso pode ter situação emergencial de tempo seco.
Já no Nordeste, a circulação de ventos decorrentes do deslocamento da frente fria deve favorecer chuva sobre todo leste e litoral da Bahia, com mais volume nas regiões de Teixeira de Freitas e Ilhéus. A infiltração marítima também deve estimular a formação de nuvens carregadas e chuva fraca na costa do Sergipe e entre a região de Recife e Natal.
Por outro lado, no interior de Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão, o predomínio segue sendo de tempo estável e sem chuva. Nessas áreas mais distantes da costa, as temperaturas elevadas e o ar seco seguem derrubando os índices de umidade durante as horas mais quentes do dia. O Climatempo alerta para exposição ao sol e cuidado com crianças, gestantes e idosos.
Na região Norte a instabilidade ganha força, favorecendo pancadas de chuva sobre todo o centro e norte do Pará, na maior parte do Amazonas, do Amapá e em Roraima, com eventuais rajadas de vento e descargas elétricas.
Já nas demais áreas do sul do Amazonas e do Pará, no Acre, Tocantins e em Rondônia, o tempo segue firme. A atenção vai para o centro e sul do Tocantins, onde os índices de umidade devem ficar muito baixos.
*Sob supervisão