Onda de calor no Sul: temperaturas devem ficar 5ºC acima da média
Inmet emite alerta para calor que deve atingir especialmente o Rio Grande do Sul até o fim de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de alerta para uma onda de calor no Sul do Brasil, especialmente para o Rio Grande do Sul.
O Inmet espera que as temperaturas fiquem em torno de 5ºC acima da média por um período de até 3 dias. O início do aviso é para hoje, 7 de fevereiro.
Restrita ao Sul, a onda não deve avançar para outras regiões do país.
Veja áreas afetadas: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Oeste Catarinense, Sudeste Rio-grandense.
Em entrevista à CNN, Willians Bini, meteorologista head de comunicação da ClimaTempo, lembra que ainda estamos com o fenômeno El Niño ativo, e com forte intensidade, e uma das consequências do fenômeno é manter a atmosfera mais quente. Isso explica porque as temperaturas estão elevadas no Brasil e no mundo, quando o fenômeno começou a atuar.
Em Porto Alegre (RS), há possibilidade de sucessivos recordes nos dias de Carnaval. Para a sexta (9), a Climatempo prevê temperatura máxima de 36°C. No sábado de Carnaval, a temperatura poderá chegar aos 37°C e no domingo, aos 38°C. O recorde de calor atual é de 36,5 C no dia (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Publicado por: André Rigue. Com informações de Guilherme Gama