Oito corpos encontrados em São Gonçalo já foram identificados pela Polícia Civil
De acordo com a Polícia Civil, três dos mortos não tinham antecedentes criminais; os investigadores também trabalham para identificar os policiais envolvidos na ação
A Polícia Civil já identificou os oito corpos encontrados em uma área de mangue do Complexo do Salgueiro, na última segunda-feira (22). Deles, pelo menos três não têm antecedentes criminais. Um homem, que também foi baleado na ação e levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu, também foi identificado.
Os investigadores da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, no entanto, ainda não tem a lista de policiais militares que participaram da ação na comunidade, que fica em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A expectativa é ouvir ainda esta semana os envolvidos nas trocas de tiros para saber se as mortes foram em decorrência de uma troca de tiros ou se tratam de execução. Alguns moradores da região já prestaram depoimentos.
De acordo com a Polícia Militar, equipes foram atacadas por criminosos nas proximidades de uma área de mangue com mata, ocorrendo um intenso confronto. Os corpos foram retirados do local por moradores na madrugada desta segunda-feira (22).
Em nota, a PM informou que o comando da corporação já instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar todas as circunstâncias da ação e colabora com as investigações.
Em paralelo, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro também conduz uma investigação independente, a fim de descobrir se houve violações de direitos praticados pelos policiais militares durante a operação.
As ações em comunidades não estão autorizadas durante a pandemia por determinação do Supremo Tribunal Federal.