O que é um tornado? Fenômeno atingiu Santa Catarina 5 vezes em menos de um mês
Temporais provocaram a morte de 3 pessoas no estado e deixaram quase 6 mil pessoas desabrigadas
Em menos de um mês, o estado de Santa Catarina registrou cinco tornados. De acordo com a Defesa Civil do estado, os fenômenos aconteceram entre os dias 6 e 18 de novembro. No último fim de semana, intensas tempestades voltaram a atingir o estado.
Pelo menos três pessoas morreram e 71 municípios estão em situação de emergência. Nesses períodos de eventos climáticos extremos, é comum se confundir com a definição dos fenômenos. Mas, afinal, o que é um tornado?
Os tornados são grandes redemoinhos de vento, colunas de ar que giram de forma violenta até tocar o chão. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a característica mais marcante é o desenvolvimento vertical do fenômeno, que pode alcançar mais de 15 mil metros de altura.
Os tornados são classificados de acordo com a escala Fujita e têm seis divisões. A mais leve causa danos brandos e os ventos não passam de 116 km/h. Por outro lado, na classificação mais forte, os ventos podem ultrapassar 500 km/h.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a velocidade dos ventos estimada pelo radar no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h.
Os ventos dos tornados costumam se formar e se dissipar rapidamente, sendo que a maioria fica no solo por menos de 15 minutos, de acordo com informações da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês).