Novos deslizamentos podem ocorrer em Petrópolis, diz secretário de Defesa Civil
"O relevo e a conformação da cidade estão vulneráveis e o solo está encharcado", afirmou o coronel Alexandre Lucas à CNN
Depois da tragédia que já deixou pelo menos 134 mortes em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, novos deslizamentos ainda podem acontecer, segundo o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.
“É difícil, neste momento, você evitar os deslizamentos. O relevo e a conformação da cidade estão vulneráveis e o solo está encharcado. O ambiente está completamente vulnerável a novos deslizamentos a partir das chuvas”, explicou.
Dadas as circunstâncias, o secretário afirmou que a prioridade atual é retirar as pessoas que se encontram em áreas de risco.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou em entrevista à CNN que, caso as autoridades entendam ser necessário utilizar policiamento para remover a população em perigo, ele será favorável.
Segundo o coronel, a remoção segue etapas, primeiro com conversas e notificações para convencer as pessoas a saírem de casa. “Chega um momento crítico, que a prefeitura vai saber, que possivelmente você pode até ajuizar uma ação com uma ordem judicial e tirar essas pessoas à força. O que a gente não quer é mais nenhuma morte aqui em Petrópolis ou até no Brasil inteiro”, disse.