Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo ciclone pode provocar trovoadas e granizo no Sul do Brasil, diz meteorologista à CNN

    Sistema deve ser menos intenso e se afastará mais rápido para o oceano do que o anterior

    Flávio Ismerimda CNN , São Paulo

    O novo ciclone que se forma na quarta-feira (26) na região do Sul do Brasil pode provocar trovoadas e granizo, conforme afirmou a meteorologista Desirée Brandt em entrevista à CNN.

    “A chuva será na forma de temporais, com algumas rajadas de vento, com trovoadas e, eventualmente, com queda de granizo”, explicou Brandt.

    O sistema deve atingir, sobretudo, a faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo a meteorologista, os efeitos desse novo ciclone deve ser mais pontuais, já que ele se formará quase na divisa com o Uruguai, terá menor intensidade e se afastará rapidamente para o oceano.

    “Esse ciclone se forma um pouco mais pra baixo, na altura do Uruguai, e logo se afasta para alto mar. Ele se forma um pouquinho mais distante e a intensidade também é menor”, disse.

    A Climatempo prevê que o novo sistema deve provocar rajadas de vento de até 60 km/h sobre o Rio Grande do Sul. A empresa alerta ainda que os efeitos não devem atingir nem o Sudeste, nem o Centro-Oeste — ao contrário do que ocorreu na passagem do último ciclone extratropical.

    Veja os estragos provocados pelo último ciclone

    Além do rastro de destruição deixado pelo sistema passado, ao menos quatro pessoas morreram durante a passagem do fenômeno — duas em São Paulo, uma em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul.

    Estima-se que 52 municípios gaúchos tenham sido atingidos, deixando 234 pessoas desabrigadas e 331 desalojadas. Outros 17.399 habitantes do estado foram afetados pelo evento climático.

    Com produção de Geovanna Hora

    Tópicos