Novembro registra chuvas acima da média sul do País
O volume de chuva já ultapassou de 400 mm na região, com previsão de ventos de até 100km/h
As chuvas intensas novamente atingem a região Sul do Brasil. Segundo o Inmet, novembro já ultrapassou da média para o mês todo com 400 milímetros (mm) e a previsão não é de tregua.
Os temporais, com granizo e rajadas de vento, que vem causando diversos transtornos, como enchentes, estragos, e mortes nos estados da Região sul, em especial, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Inmet decretou nesta quarta-feira (22) alerta laranja para o Rio Grande do Sul, com previsão de ventos de até 100km/h e chuvas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, nesta quarta-feira (22). Quedas de granizo também são esperadas ainda hoje (22).
“A situação pode se tornar mais perigosa. A chuva que inicia hoje vai causar um transtorno, porque ainda não conseguimos o escoamento da água do final de semana. Nós temos um vento de sul que impede o escoamento, por isso, não conseguimos drenar o Guaíba e os outros rios da região metropolitana. Isso pode causar um transtorno na comunidade”, alerta o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel José Carlos Sallet.
O fenômeno El Niño que está atuando na região central do Oceano Pacífico, com forte intensidade, atingindo seu maior valor semanal de anomalia da Temperatura da Superfície do Mar, este é o maior desde setembro de 2015.