Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novas cepas, a marca de 260 mil mortos por Covid no Brasil e mais de 5 de março

    Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Muriel Porfiro

    Da CNN, em São Paulo

    As novas cepas da Covid-19 no Brasil e o pedido dos governadores para que o presidente Bolsonaro acione a OMS para agilizar as vacinas são os destaques da manhã desta sexta-feira, 5 de março. 

    Pandemia no Brasil

    Com 1.699 vítimas em 24h, o Brasil ultrapassou 260 mil mortes por Covid-19 durante a pandemia. E, num discurso a produtores rurais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou: “Temos que enfrentar nossos problemas, chega de frescura e mimimi. Vão ficar chorando até quando?”

    Pedido dos governadores

    Em carta, governadores pediram a Bolsonaro que acione a Organização Mundial da Saúde (OMS) para agilizar as vacinas. Gestores estaduais alegam que têm feito todos os esforços possíveis e que estão próximos do limite. Os governadores citam o exemplo de países que têm demonstrado sucesso na redução de casos e mortes por Covid-19 ao combinar prevenção e vacinação, com união política.

    Novas cepas

    Variantes mais transmissíveis da Covid-19 já são maioria dos casos em seis estados. São eles: Ceará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco. No Ceará e no Paraná, as variantes já são mais de sete em cada dez casos, com 71,1% no Ceará e 70,4% no Paraná.

    Vacina da Moderna

    Depois da Pfizer, o governo retomou a negociação com as vacinas da Moderna. O Ministério da Saúde não fala em números, mas o cronograma da pasta, apresentado ao Congresso, prevê 50 milhões de doses até 2022.

    Auxílio

    O Senado aprovou a PEC Emergencial, que possibilita que governo turbine o Bolsa Família a partir de julho. Senadores estipulam em R$ 44 bilhões o limite para o custo total da retomada do auxílio.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

     

    (Publicado por Sinara Peixoto)