Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alertas da Defesa Civil: o que é e o que significa severo e extremo

    Defesa Civil de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte utilizaram o sistema nos últimos dias

    Felipe Souzada CNN

    Alertas da Defesa Civil foram disparados, na última semana, em função das fortes chuvas na região Sudeste do país. Os avisos são divididos em duas classificações: severo e extremo.

    Segundo o Governo Federal, as Defesas Civis competentes em municípios e estados enviam os alertas em tempo real, via telefonia celular, com sinal 4G ou 5G disponível. A mensagem aparece na frente de qualquer conteúdo que esteja na tela do celular.

    Os alertas avisam de desastres naturais e causados pelo homem e são classificados de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), e fornecem orientações de como agir para se proteger.

    Entenda os dois tipos:

    • Alerta Extremo”: tem um nível máximo de alerta e aponta para ameaças extremas à vida ou à propriedade. Esse nível de alerta chama a população para adotar medidas de proteção imediata.
    • Alerta Severo” não há uma urgência imediata, ou seja, a população tem mais tempo para se proteger.

    Alertas emitidos

    Pela primeira vez, a Defesa Civil do Rio de Janeiro emitiu um “Alerta Extremo”, pelo celular, à população, no fim de tarde de quarta-feira (29), devido às pancadas de chuvas e a possibilidade alagamentos.

    a Defesa Civil de Belo Horizonte (MG) enviou um “Alerta Severo” para queda de granizo, na última segunda-feira (27).

    Na última sexta-feira (24), cidadãos da capital paulista receberam um “Alerta severo” enviado pela Defesa Civil estadual devido às chuvas que atingiram a cidade de região metropolitana de São Paulo.

    Tópicos