Prefeitura de Santarém (PA) decreta emergência após fortes chuvas
Município enfrenta alagamentos e vendavais.; Decreto autoriza a mobilização de órgãos públicos e voluntários para ações emergenciais


A Prefeitura de Santarém, município localizado na região oeste do Pará, publicou nesta sexta-feira (31) um decreto de situação de emergência devido às fortes chuvas, alagamentos e vendavais registrados em janeiro na região.
O anúncio, publicado no Diário Oficial do Município, levou em consideração as recomendações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e as consequências do evento climático nos dias 4, 5, 17 e 22 de janeiro.
Segundo o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Além disso, também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada, sob a direção da Comdec.
O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 180 dias.