Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP 30: Projeto forma líderes indígenas para debates da conferência

    Oficina de treinamento percorrerá aldeias antes do começo do evento global no Pará

    Hallyme Ximendesda CNN , em São Paulo

    Termina hoje a primeira etapa da “Caravana dos Povos Indígenas Rumo à COP30”, que começou neste domingo (16), na Aldeia Pykatoti, Terra Indígena Menkragnotire, em Altamira, no Pará.

    O projeto, que é do governo paraense por meio da sua Secretária de Estado dos Povos Indígenas, tem o objetivo de preparar as lideranças – jovens e adultos – para as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que acontecerá nos dias de 10 e 21 de novembro, em Belém.

    A caravana também percorrerá outras comunidades indígenas do estado para promover diálogos e fortalecer a representatividade indígena na “COP das Florestas”.

    Estão sendo realizadas oficinas de produção audiovisual e palestras, nas aldeias, para treinar as comunidades para poderem contar suas histórias e divulgar suas pautas.

    Um dos participantes do curso é o Takakrua Kaiapó, comunicador indígena da região, que ressaltou a importância do aprendizado.

    “É uma grande oportunidade. Com essa oficina, aprendi a usar as ferramentas certas para mostrar a realidade do nosso povo. Agora, podemos registrar o que acontece em nosso território e levar nossa mensagem ao mundo”, comentou Kaiapó.

    Além da formação de líderes, o projeto está promovendo debates sobre a preservação ambiental e estratégias locais para a adaptação às mudanças climáticas, que possam ser apresentadas ativamente pelos indígenas na COP 30, focando em mostrar que a floresta e seus povos devem estar no centro das discussões climáticas globais.

    Tópicos