Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tremor de terra é registrado em Caruaru; sismo já é o quarto este ano em PE

    Os eventos sísmicos foram registrados em duas regiões de Pernambuco: três no Agreste, incluindo Caruaru e Belo Jardim, e um no Sertão, em Ouricuri

    Gabriela Bentocolaboração para a CNN , no Recife

    O estado de Pernambuco já soma quatro tremores de terra em janeiro, com ocorrências no Agreste e no Sertão. O último evento sísmico foi registrado na última terça-feira (28), quando o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) notificou um tremor no município de Caruaru, no Agreste.

    O abalo sísmico foi detectado às 15h44, horário de Brasília, com magnitude calculada em 2.1 na Escala Richter (mR). Até o momento, não há relatos de moradores que tenham sentido o tremor.

    Este é o terceiro tremor registrado no Agreste de Pernambuco em janeiro, seguindo o sismo ocorrido em 16 de janeiro, também em Caruaru, com magnitude de 1.5 mR, e o de Belo Jardim, registrado em 12 de janeiro, com magnitude 1.8 mR.

    Além disso, o município de Ouricuri, no Sertão do estado, também registrou um tremor de terra em 18 de janeiro, com magnitude de 2.2 mR. A atividade sísmica foi causada por uma detonação na região, mas sem grandes impactos.

    Embora os tremores sejam comuns na região Nordeste, a maioria dos eventos sísmicos possui baixa magnitude e não causa grandes danos.

    A área de Caruaru, em particular, é conhecida por registrar pequenos tremores devido à zona de cisalhamento Pernambuco-Leste, uma falha geológica que atravessa o estado e provoca movimentações sísmicas. Apesar disso, por estar localizada em uma zona geográfica intraplaca, o Brasil é raramente afetado por terremotos de grande magnitude.

    Tópicos