Macaco com as pernas amarradas é resgatado dentro de ônibus no MA
Animal era transportado em uma caixa de plástico e estava coberto com um lençol


Um filhote de macaco, semelhante a um sagui-de-tufo-branco, foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde da última quinta-feira (30), durante uma fiscalização na BR-222, em Vargem Grande, no Maranhão.
De acordo com a PRF, o animal estava sendo transportado em uma caixa de plástico, amarrado pela perna e coberto com um lençol, dentro de um ônibus que fazia a rota entre São Luís e Teresina.
Segundo a polícia, ao ser questionada sobre a posse do animal, a passageira do ônibus alegou que não possuía documentos de liberação e que havia recebido o macaco de presente de um tio em São Luís.
Diante da situação, os policiais apreenderam o animal e o encaminharam para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vargem Grande (SEMAM), onde deverá receber os cuidados necessários.
A atitude da passageira configura, a princípio, crime ambiental previsto na legislação brasileira. De acordo com o artigo 29 da Lei nº 9.605/98, é proibido “matar, perseguir, caçar, apanhar ou vender espécimes da fauna silvestre”.
A pena para este tipo de crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.
*Sob supervisão