Vídeo: Grávida de 9 meses é resgatada de barco após ficar ilhada no Ceará
Ao longo da semana, todas as regiões do estado foram atingidas por fortes chuvas


Uma gestante de 9 meses, que já apresentava sinais de trabalho de parto, precisou ser resgatada na manhã desta quarta-feira (15) em Forquilha, no interior do Ceará, após ficar ilhada em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região. O distrito de Timbaúba 2, onde a mulher residia, registrou um acúmulo de 184 mm de chuva, o que causou alagamentos e dificultou o acesso ao local.
Sentindo contrações, a mulher precisava ser transportada urgentemente para um atendimento médico. A operação de resgate foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros.
Dada a dificuldade de acesso à área, a equipe utilizou uma viatura de Auto Salvamento e uma embarcação. A guarnição foi transportada até o rio, de onde a embarcação foi utilizada para alcançar a residência da gestante.
“Após o resgate, a gestante e seu acompanhante foram levados em segurança até a margem oposta, onde uma ambulância do município já aguardava para realizar o encaminhamento ao pronto atendimento médico”, informou a corporação.
Chuvas no Ceará
Entre as 7h de terça-feira (14) e as 7h desta quarta-feira (15), todas as macrorregiões do Ceará registraram chuvas, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As maiores precipitações registradas foram:
- Pacujá (Posto: Sede): 230 mm
- Forquilha (Posto: Sede): 203 mm
- Acaraú (Posto: Sede): 192 mm
- Itarema (Posto: Fazenda Aguape): 189 mm
- Acaraú (Posto: Aranaú): 185 mm
- Forquilha (Posto: Açude Arrebita): 184 mm
- Graça (Posto: Sede): 182 mm
- Mucambo (Posto: Sede): 180 mm
- Tauá (Posto: Altamira): 180 mm
- Acaraú (Posto: Lagoa do Carneiro): 167.1 mm
O registro de 230 mm em Pacujá, na macrorregião da Ibiapaba, foi o maior já observado na história do município. Até então, o maior acumulado registrado havia sido de 147,4 mm, no dia 18 de dezembro de 1985.
Previsão para os próximos dias
A intensa instabilidade do tempo no estado foi provocada pela interação de diversos sistemas meteorológicos, incluindo a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A atuação conjunta desses sistemas formou o padrão meteorológico conhecido como “Y” sobre o território brasileiro, favorecendo chuvas intensas.
Com o deslocamento do VCAN para o interior do continente e a desconfiguração da ZCAS, espera-se, segundo a Funceme, uma redução significativa das chuvas sobre o Ceará nos próximos dias. A diminuição da nebulosidade e o aumento das temperaturas são esperados a partir desta quinta-feira (16).